segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dia Mundial Sem Carro é celebrado em Belo Horizonte com pedal e cultura

Leave a Comment
Atividades ligadas ao Dia Mundial Sem Carro (DMSC) movimentaram Belo Horizonte nesse domingo, 22. Objetivo foi refletir sobre questões ligadas à mobilidade urbana, como saúde, poluição e humanização da cidade com menos motores. Muitas pedaladas e música marcaram a data na capital mineira.

Ciclo Sesc

O dia começou com o Ciclo Sesc – Viver mais a cidade, que reuniu ciclistas na região Leste da capital. O passeio aconteceu nas proximidades da Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, e além do pedal, contou com shows de samba e arrecadação de alimentos para caridade.

ciclistas participando do Ciclo Sesc em BH



Ocupação Tarifa Zero

Mais tarde, Ocupação Tarifa Zero tomou conta da Praça da Estação com diversas atividades, como shows musicais, piscinas, feira de publicações e bicicletadas. O evento é parte da campanha Tarifa Zero, que visa coletar assinaturas para encaminhar um projeto de lei de iniciativa popular para a câmara municipal. O objetivo é instituir a gratuidade dos serviços de transporte público em BH.

foto da ocupação tarifa zero na praça da estação

Pedalada

A Pedalada do Dia Mundial Sem Carro passou pelos entornos da Av. do Contorno. A iniciativa demonstra que é possível utilizar a bike nas ruas de BH como meio de transporte alternativo. O relevo da capital, inclusive da Contorno, é desculpa constante contra o uso de bicicletas para mobilidade.

O Coletivo Imaginário produziu um vídeo temático do dia sem carro para estimular ainda mais a presença das magrelas na cidade. Além do projeto Bora Pedalar, que desencoraja o uso dos carros.


Dia Mundial Sem Carro from Coletivo Imaginário on Vimeo.

Em Belo Horizonte, a programação para o DMSC não terminou ontem. Até o final do mês estão agendadas diversas atividades. Confira a programção completa.

Fotos (reprodução Facebook Sesc-MG; CC BY-SA | foto: upslon. CC BY-SA upslon.)




0 comentários :

Postar um comentário