terça-feira, 24 de setembro de 2013

Características da ciclovia da Pampulha são questionadas em audiência na CMBH

Leave a Comment
participantes da audiência pública na CMBH

Ciclistas e representantes do poder público se reuniram em audiência pública sobre a ciclovia da Pampulha, realizada ontem, 23, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Foi discutida no encontro a implantação de uma pista para bicicletas na Orla da Lagoa da Pampulha, ideia que divide a opiniões.


Lazer ou mobilidade?


Esse é um dos pontos que divide opiniões com relação à ciclovia da Pampulha. Por um lado, alguns ciclistas e moradores locais defendem a orla da lagoa como um tradicional espaço de lazer e esporte. Outro grupo, que inclui a Prefeitura de BH, é favorável ao uso também para mobilidade urbana, o que acarretaria em algumas mudanças estruturais na pista.

Entre as características da ciclovia que desagradam alguns ciclistas, estão:

  • a implantação de prismas de concreto para separar a ciclovia da pista de carros;
  • largura curta, com menos de dois metros, que torna arriscado o trânsito de bicicletas nas duas direções;
  • pontos em que a ciclovia passa pela calçada.

Para essas questões, foram apresentadas alternativas:

  • dividir a ciclovia da rua com dispositivo sonorizador que emite ruído se ultrapassado o limite por automóveis;
  • estabelecer mão única para a pista de bicicletas;
  • formar uma comissão composta por representantes de ciclistas e do poder público para avaliar toda a situação da ciclovia e soluções para os problemas. 

Segurança para o ciclista


Como não poderia deixar de ser, a morte do ciclista Cleiton Bernandes, 12, nas proximidades da orla da lagoa, na última quarta-feira, 18, foi lembrada no encontro. Mais segurança para os ciclistas é outra cobrança da população.

Uma das respostas das autoridades é a realização de audiência pública para debater os acidentes com ciclistas e pedestres na capital. A reunião está marcada para o dia 3 de outubro, às 10 horas, no Plenário Helvécio Arantes, na CMBH, localizada na Av. dos Andradas, 3.100, Bairro Santa Efigênia.

A restrição ao trânsito de veículos automotores na orla da Lagoa da Pampulha também foi discutida. A Prefeitura de BH se comprometeu a avaliar a medida, já comum em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

Foto e informações (CMBH)



0 comentários :

Postar um comentário