quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bicicleta vence desafio de transporte mais rápido no horário de pico em BH

Leave a Comment
A bicicleta é um dos meios de transporte mais rápidos para trajetos curtos na hora do rush em Belo Horizonte. Pelo menos é o que indicam os resultados do Desafio Intermodal, promovido na capital pelo grupo Mountain Bike BH em celebração ao Dia Mundial Sem Carro.

Desafio Intermodal de Belo Horizonte


De acordo com os organizadores, o principal objetivo do desafio é avaliar qual a maneira mais rápida, econômica e prática para se deslocar em um grande centro urbano. Para tal, são reunidos voluntários que percorrem determinado trajeto em diferentes meios de transporte individuais, coletivos, motorizados e de propulsão humana. Esta é sétima edição da atividade, realizada anualmente.

Trajeto da Savassi ao Coração Eucarístico


No desafio deste ano, realizado em 17 de setembro, 14 voluntários partiram da Praça da Savassi com destino à PUC Coração Eucarístico. A largada foi às 18h15. Dependendo do meio de transporte utilizado, os trajetos variaram de 7 a 13 km, segundo o Mountain Bike BH.

imagem com o trajeto do desafio intermodal BH 2013

Resultado: duas rodas andam mais rápido do que quatro


No pódio imperaram as duas rodas. Em primeiro lugar a bicicleta “atleta” que correu no ritmo de treino/competição, completando o percurso em 20 minutos. A prata ficou com a moto, 27 minutos. A bicicleta “transporte”, em ritmo menos atlético, levou 31 minutos para chegar à PUC. De carro (6º) foram 44 minutos, e ônibus (14º), o mais lento no desafio, 1h27, perdendo até para a caminhada (13º), com 1h12.

A atividade deixou claro que a bicicleta é pode muito bem ser considerada como meio de transporte em Belo Horizonte. Principalmente em trechos curtos e horários mais castigados pelo trânsito.

A tabela com todos os resultados e comentários mais aprofundados sobre o Desafio Intermodal na capital mineira está disponível no site do Mountain Bike BH.




0 comentários :

Postar um comentário